quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Coimbra D na Lousã

Abriu ao público, ontem, dia 1 de Agosto, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã, a exposição de fotografias “COIMBRA D – Deambulações fotográficas pelo distrito de Coimbra”.
Depois de ter estado patente na galeria principal da Delegação de Coimbra do Instituto Português da Juventude, “COIMBRA D” cumpre agora a primeira etapa de um roteiro de itinerância pelo distrito.
A exposição integra cerca de uma centena de fotografias que têm, entre outras particularidades, a característica de terem sido tiradas todas no mesmo dia, a 22 de Abril.
40 estudantes dos vários anos da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga percorreram, a 22 de Abril, doze concelhos do distrito de Coimbra, tendo efectuado mais de 3.000 tomas fotográficas com máquinas digitais reflex e compactas.
Do total de tomas resultantes da participação no “I Raid Fotográfico do ISMT” foram seleccionadas as fotografias que permanecerão em exposição, até ao próximo dia 31 de Agosto, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.
Das paisagens recônditas e sempre belas da Pampilhosa da Serra aos jogos populares que ainda subsistem pela Figueira da Foz; da placidez dos velhos contemplando o tempo que passa pela Lousã, Arganil, Góis ou Oliveira do Hospital ao sorriso gaiato das crianças de Condeixa; da faina piscatória de Mira aos recantos de lazer do concelho de Tábua, de tudo um pouco podemos encontrar nestas deambulações fotográficas dos jovens estudantes daquele estabelecimento de ensino superior. Cantanhede, Montemor-o-Velho e Penela completam o leque dos doze concelhos fotografados.
A exposição insere-se nas comemorações dos 70 anos do ISMT, programa recheado de iniciativas que se prolongarão até finais de 2007. Quem não tenha possibilidade de se deslocar à Lousã, pode visitar a galeria virtual de Coimbra D.

Texto da autoria do Professor Doutor
Dinis Manuel Alves

Sem comentários: