sexta-feira, 31 de agosto de 2007

3ª edição do BlogDay

Celebra-se hoje, 31 de Agosto, o BlogDay. Foi graças à nomeação da Blogotinha que fiquei a par desta iniciativa que já vai na sua terceira edição. Um muito obrigado a dobrar.

Blog Day 2007

Mas, afinal, o que é o BlogDay?
Trata-se, nada mais, nada menos, do dia em que bloggers de todo o mundo se dedicam a descobrir novos blogs, de outros países ou áreas de interesse.
Ao longo de 24 horas, milhões de bloggers criarão um post a recomendar aos seus leitores uma visita a cinco blogs que sejam, de preferência, diferentes do seu próprio blog.
Os autores dos blogs eleitos devem ser obrigatoriamente notificados para que a corrente não seja quebrada.
O objectivo da iniciativa é que os leitores possam descobrir blogs até então desconhecidos, celebrando assim a descoberta de novas pessoas e bloggers.

Optei por escolher cinco blogs de cartoons e webcomics. Sem mais demoras, aqui vão os nomeados:

- A Dupla Personalidade
- Blogurte
- Pitecos
- Não Tens Piada
- De(ath)sign

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Cenas cortadas (Edição para coleccionadores)

Agora sim, a versão alargada das entrevistas de rua feitas pela TVI na zona do Grande Porto.
Clássicos como "Vou-te comer"; "Toxicoindependente"; "Humidade"; "O Paulo Portas é um burro, autenticamente" e "Mais de 500 euros que eu f... por mês", encontram-se agora reunidos numa edição especial feita a pensar em si. A não perder.

P.S. - E biba o Puerto, canudo!

P.S. 2 - Não fique surpreendido por nunca ter visto este material na televisão.

Cenas cortadas

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Jornalismo com 60 anos

O António Granado que me perdoe pelo abuso, mas não resisti em partilhar mais um tema retratado no seu blog.
Proponho, em jeito de desafio, que tentem descobrir as diferenças entre o jornalismo nos anos 40 e aquele que se pratica na actualidade (um exercício simples para quem está mais por dentro da área). E não se fiquem apenas pelo tipo de escrita. Reparem bem como funcionava uma redacção.
Eram bons tempos, lá isso eram.

Duelo entre Piquet e Senna

Considerada por muitos como a melhor ultrapassagem de sempre da Fórmula 1. Decorria o Grande Prémio da Hungria, em Agosto de 1986. Os pilotos brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna foram os responsáveis por este pedaço da História do desporto automóvel.



Curiosidade:

A frase "o meu sangue tem mais gasolina do que hemoglobina", da autoria de Nelson Piquet, tornou-se tão famosa que ainda hoje aparece na maior parte dos sites dedicados ao piloto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Jogo para ensinar jornalistas?

Os vídeo jogos podem ser usados para treinar os jornalistas do futuro. Foi sob este lema que a Serious Games Interactive, em parceria com a União Europeia e o Governo da Dinamarca, desenvolveu Global Conflict: Palestine.
Informação mais detalhada e vídeo aqui.

Dica de Ponto Media

domingo, 26 de agosto de 2007

Tesourinhos do youtube

O youtube é um baú cheio de surpresas. E, muitas das vezes, as descobertas são no mínimo agradáveis. No meio daquela gigantesca base de dados há sempre algo nunca vimos (e que provavelmente nunca teríamos acesso através dos meios convencionais).
Não sou um fanático do youtube, mas quase sempre que acedo ao site fico algum tempo a saltar de tema em tema - isto graças à forma como está concebido, permitindo-nos aceder a inúmeros vídeos relacionados, directa ou indirectamente, com aquele que pretendemos pesquisar. Por vezes, acabo por nem dar muita atenção ao que me lá levou.
A prova disso mesmo são estes dois vídeos que aqui deixo. Encontrei-os por mero acaso enquanto procurava um videoclip do Bob Dylan (para quem não saiba, Bob Dylan foi sempre um grande admirador de Johnny Cash).

Video amador da última actuação ao vivo de Johnny Cash:



Entrevista de Bob Dylan à revista norte-americana Time:

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Velocímetro em Mbps

A empresa de telecomunicações A Beltrónica tem disponível um serviço online que permite saber de forma rápida e simples qual a velocidade real da nossa ligação à Internet. Para usufruir gratuitamente desta ferramenta, clique aqui.

Governo assegura juros mais baixos nos empréstimos para estudantes universitários

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Jornal Público acusa Menezes de plágio

O jornal Público denuncia hoje que o candidato à liderança do PSD Luis Filipe Menezes pratica, pontualmente, plágio no seu blog.
A notícia aparece em destaque na edição online do jornal, chegando mesmo a especificar quais os textos e passagens que o maroto do Menezes copia descaradamente.

Nota: Não sei porquê, mas parece-me mais suspeita esta posição do Público do que propriamente a cópia de textos relativos à tragédia de Hiroxima e à morte de Antonioni e Bergman.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Os 10 Mais das Nossas Vidas

Lauro António lançou o desafio de partilhar-mos os 10 filmes e 10 cineastas que mais marcaram as nossas vidas.
Eu já participei. Agora é a vossa vez.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Bares de praia

Parece-me, por esta altura, inegável que ao Bar do Xavier falta o carisma que fazia do Bar do Fred e do Bar Azul lugares tão especiais, lugares onde parecia natural esperar que alguma coisa de singular e tremendamente relevante acontecesse a qualquer momento; cenários do improvável, generosos catalisadores das intrigas cruzadas que caracterizam esta série tão do agrado do público juvenil. E há que tempos que não vejo um Morang'Ice ser servido!

in Um Blog Sobre Kleist

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Canal ISMT

Os trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de Ciências da Informação e Comunicação Social - ministrados pelo ISMT - para a cadeira de Laboratório de Jornalismo Televisivo já podem ser vistos no youtube.

Dica do docente Miguel Ângelo Marques (repórter da SIC)

sábado, 4 de agosto de 2007

Sabia que....

Os motociclos de quatro rodas revelam-se mais difíceis de conduzir do que os homólogos com apenas duas. Costuma-se mesmo dizer que a dificuldade é a dobrar. Ou seja, controlar uma moto 4 à velocidade de, por exemplo, 80 km/h exige a mesma perícia para manobrar um veículo de duas rodas a 160 km/h.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Manchester United contrata jovem prodígio

Rhain Davis é o nome da mais recente contratação do Manchester United. Tem nove anos e já é visto como o próximo craque dos red devils.
Foi precisamente este vídeo, enviado pelo avô do jovem atleta, que despertou a atenção do clube inglês.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Coimbra D na Lousã

Abriu ao público, ontem, dia 1 de Agosto, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã, a exposição de fotografias “COIMBRA D – Deambulações fotográficas pelo distrito de Coimbra”.
Depois de ter estado patente na galeria principal da Delegação de Coimbra do Instituto Português da Juventude, “COIMBRA D” cumpre agora a primeira etapa de um roteiro de itinerância pelo distrito.
A exposição integra cerca de uma centena de fotografias que têm, entre outras particularidades, a característica de terem sido tiradas todas no mesmo dia, a 22 de Abril.
40 estudantes dos vários anos da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga percorreram, a 22 de Abril, doze concelhos do distrito de Coimbra, tendo efectuado mais de 3.000 tomas fotográficas com máquinas digitais reflex e compactas.
Do total de tomas resultantes da participação no “I Raid Fotográfico do ISMT” foram seleccionadas as fotografias que permanecerão em exposição, até ao próximo dia 31 de Agosto, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.
Das paisagens recônditas e sempre belas da Pampilhosa da Serra aos jogos populares que ainda subsistem pela Figueira da Foz; da placidez dos velhos contemplando o tempo que passa pela Lousã, Arganil, Góis ou Oliveira do Hospital ao sorriso gaiato das crianças de Condeixa; da faina piscatória de Mira aos recantos de lazer do concelho de Tábua, de tudo um pouco podemos encontrar nestas deambulações fotográficas dos jovens estudantes daquele estabelecimento de ensino superior. Cantanhede, Montemor-o-Velho e Penela completam o leque dos doze concelhos fotografados.
A exposição insere-se nas comemorações dos 70 anos do ISMT, programa recheado de iniciativas que se prolongarão até finais de 2007. Quem não tenha possibilidade de se deslocar à Lousã, pode visitar a galeria virtual de Coimbra D.

Texto da autoria do Professor Doutor
Dinis Manuel Alves