quinta-feira, 20 de março de 2008

Video: Aluna agride professora por causa de um telemóvel

"Uma professora de francês da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, foi brutalizada, em plena aula, quando tentava tirar o telemóvel a uma aluna.Os restantes alunos assistiram e filmaram. O vídeo foi difundido no YouTube, mas hoje depois de ter sido tornado público, foi removido do YouTube."

in
Expresso online

O vídeo chega a ser arrepiante não só pelo acto de violência, mas, pior ainda, por ser um infeliz exemplo daquilo que se passa nas escolas do nosso país. A relação entre professores e alunos está mais degradada do que nunca. Serão os professores os culpados? Não! Acredito plenamente que comportamentos como aquele são um reflexo da nossa sociedade, cada vez mais violenta e sem princípios.
E qual é o papel dos encarregados de educação no meio disto tudo? Quer-me parecer que o crescente afastamento dos pais - e familiares próximos - na educação das crianças esteja a contribuir para o surgimento de situações semelhantes. E o mais assustador é que a situação tende a piorar. Daqui até à selvajaria é só um passo.
Diz-se por aí que a educação em Portugal vive dias difíceis. Infelizmente, estou cada vez mais convicto de que a forma como os adolescentes encaram a escola - e tudo o resto - deve-se à sua educação (ou falta dela!) em casa. Os professores tornaram-se num alvo incrivelmente fácil.

Sem comentários: