segunda-feira, 8 de março de 2010

Surpresas assim assim

Ao contrário do que muita gente (eu incluído) esperava, «Avatar» não ganhou o Óscar para Melhor Filme.
Vi-o duas vezes. Na primeira, deliciei-me com os efeitos especiais, mas fiquei com muitas dúvidas relativamente ao argumento. Na segunda, concentrei-me exclusivamente na história.
«Avatar» representa uma revolução para a Sétima Arte no que toca a imagem e efeitos especiais, mas deixa muito (muito mesmo!) a desejar noutros aspectos. É um filme irrepreensível a nível técnico, mas no que toca a profundidade das personagens e argumento não traz nada de novo. Atrevo-me a dizer que a história é um autêntico cliché.
Na lista dos meus 10 filmes preferidos estreados em Portugal em 2009 coloquei-o em terceiro lugar. A meu ver, nunca poderia passar além disso. Já para os Óscares previ que ganhasse devido ao hype criado à sua volta, não por escolha pessoal.
Apesar de «The Hurt Locker» ser excelente, intenso e estar muito bem realizado (mereceu o Óscar para Melhor Realização), também não era o meu preferido da lista de nomeados.
Quentin, a Academia ainda não está preparada para uma coisa daquelas...

Sem comentários: