quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cine Eco 2010

Estão já publicados no site www.cineeco.org e no blogue www.cineecoseia.blogspot.com a lista dos filmes seleccionados para o Festival.

São 54 Filmes na Competição Internacional, 32 na Competição Lusófona e 33 Extra-concurso, num total de 119, oriundos de mais de 30 países – Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irão, Israel, Itália, Malásia, Mali, Nova Zelândia, Peru, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Taiwan, Ucrânia.

A composição dos vários Júris e a Programação do Cineteatro estão também já publicados.

Dentro de pouco tempo estará disponível toda a programação.

Recebido por e-mail

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Duas notícias sobre Cinema

Uma boa: Saga «Star Wars» regressa aos cinemas em 3D

in Correio da Manhã



Uma má: A editora dos filmes de Quentin Tarantino morreu aos 56 anos de idade

in Empire

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Qualidade, precisa-se!

Actualmente não vivo em Seia, mas continuo atento ao que se passa na terra que me viu crescer e amadurecer.
Na quinta-feira passada escrevi uma breve nota sobre o filme «Embargo», que estreia a 30 de Setembro, a nível nacional, e tem um senense como 1º Assistente de Câmara. Ontem à noite dei uma vista de olhos pela blogosfera senense, e num ou outro jornal regional, genuinamente convencido que ia encontrar alguma referência ao tema. Resultado: zero.
Sou amigo de longa data do Nuno e gosto muito do seu trabalho, tal como gosto do trabalho de outros amigos, mais ou menos conhecidos do grande público, e de artistas com quem não tenho relações de amizade, mas aos quais reconheço o talento. O Nuno não sabe que estou a escrever este post e não precisa da minha divulgação. Sabem porquê? Porque quando o trabalho é bom, divulga-se por ele próprio. Ainda assim, fica a questão: o facto não tem os ingredientes suficientes para ser notícia nas publicações regionais?
Por outro lado, chego à conclusão que em Seia existe uma tendência para divulgar - vá-se lá saber porquê - trabalhos sem qualidade. Nos últimos tempos tenho reparado no destaque dado a pessoas quase por necessidade - não há melhor, temos de nos contentar com o que temos... Falo de áreas como a pintura, fotografia e vídeo, por exemplo. Não imaginam o que me custa entrar no foyer do Cine-Teatro, por exemplo, e dar de caras com trabalhos de qualidade abominável, cujos autores parece que começaram a dedicar-se à arte em questão na noite anterior. Ou então ir ao Cine-Eco, um festival de referência a nível mundial, pelo qual tenho um carinho especial, e ver uma secção de vídeos realizados, produzidos e/ou editados por senenses que mais parece um atentado às regras elementares da Sétima Arte. Um dos documentários exibidos foi filmado e editado de forma tão alucinada que até me provocou náuseas.
Não estou a criticar a estratégia cultural (sejamos honestos: os devaneios a que me refiro não são cultura) levada a cabo pela autarquia, até porque o meu apoio é publicamente conhecido. Só espero que continue a haver rigor na selecção do material cultural e que divulguem o que realmente merece ser divulgado.
No que toca aos colegas da blogosfera, quero pensar que o facto de ainda não terem publicado nada sobre um assunto que é motivo de orgulho para Seia não passa de um mero lapso...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Qual a melhor versão?

Hipótese 1:



Hipótese 2:



Pessoalmente, gosto mais da versão do menino. Passo a explicar: primeiro, apesar de ser um vídeo caseiro tem melhor qualidade (abaixo a edição de imagem de má qualidade!); segundo, já não consigo assistir à propaganda terceiro-mundista e idiota do governo; terceiro, qualquer criança consegue ter mais carisma que a ministra da Educação.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Embargo

A adaptação para o cinema da obra homónima de José Saramago estreia a 30 de Setembro. Para os senenses este filme é especial: o 1º Assistente de Câmara, Nuno Portugal, é um conterrâneo.
Estou com imensa vontade de ver o «Embargo», não por simpatia, mas porque o trailer promete.



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Interbrand 2010

Relembro aos curiosos, estudiosos e profissionais do marketing que o ranking 2010 da Interbrand vai ser divulgado hoje. Basta estarem atentos, aqui.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um início de semana bastante desastrado e aqueles dois que parecem gémeos

Esta semana não começou bem. Aliás, começou bastante mal. Hoje foi o primeiro dia que abri sozinho a empresa e teve logo de haver confusão. O raio do alarme começou a apitar como se não houvesse amanhã e ao carregar nos botões para o silenciar ainda fiz pior. Resultado: incomodei os vizinhos do andar de cima, a Securitas ligou-me e eu não ouvia a pessoa do outro lado por causa do barulho, na rua toda a gente olhava... enfim, um espectáculo deprimente que durou uns bons 10 minutos.
Já que estou para aqui a resmungar, aproveito para partilhar outro assunto que me deixa bastante enervado. E acontece constantemente. Passo a explicar: ontem vi o filme «Robin Hood». Até aqui tudo bem. Não é um filme extraordinário, mas tem consistência. O problema é que passei aquelas duas horas e tal a pensar que o mau da fita era o Andy Garcia, mas voltei a enganar-me. O actor chama-se Mark Strong e, tenho quase a certeza, é irmão gémeo separado à nascença do Andy Garcia.

São ou não parecidos? Estou farto de cometer o mesmo erro...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Luís Veríssimo no «5 Para A Meia-Noite»

Entrevista conduzida pelo Fernando Alvim ao meu professor de Comunicação, o grande e inigualável Luís Veríssimo. Quem conhece, já sabe com o que contar. Quem nunca ouviu falar, surpreenda-se.
A partir dos 23 minutos e 10 segundos, aqui.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mais um grande momento televisivo, desta vez vindo do Brasil

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Web Marketing no seu melhor

Cliquem numa das duas opções que aparecem no final do vídeo. Depois, ajudem o caçador com uma dúzia de verbos, como "loves", "drives", "calls", "eats", "sex", etc.



Dica do Diário2

Mais um grande momento da TV nacional

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A maior colecção de discos do mundo

Paul Mawhinney, nascido e criado em Pittsburgh, nos EUA, é o dono da maior colecção de discos do mundo. Devido a problemas de saúde e exigências da indústria discográfica, Paul está prestes a vender a sua colecção.
Esta história deu origem ao documentário «The Archive», de Sean Dunne.



Dica do leitor João Mário Martinho

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O regresso. E o famoso crocodilo.

Luzes. Câmara. Acção. Senhoras e senhores, meninos e meninas, o blog «Os Bravos Não Usam Cuecas Brancas» voltou de férias. Cheio de energia e com vontade de debater, partilhar, criticar, elogiar e... todos aqueles verbos fascinantes que transmitem intelectualidade em todas as vogais e consoantes.
Já tinha saudades de escrever aqui, mas deixo já um aviso: não esperem muito de mim (que grande novidade...) pois, como bom português, o primeiro dia de regresso ao "trabalho" é uma longa batalha de adaptação à rotina - eufemismo para dia de pouco fazer.
Mesmo assim não podia deixar de partilhar uma notícia que me deixou bastante contente:

Novo director criativo da Lacoste é português

in Marketeer online

Até amanhã.