segunda-feira, 21 de julho de 2008

Abertas inscrições para Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia

O Cine’Eco 2008 – Festival Internacional de Cinema de Ambiente tem neste momento a decorrer o processo de inscrições para os filmes a concurso.

Segundo o Regulamento publicado no site oficial do Festival, as inscrições estão abertas até 31 de Agosto, enquanto que o prazo para entrega das cópias termina a 15 de Setembro.

O Cine’Eco, que vai na sua 14ª edição, decorrerá de 18 a 25 de Outubro nos complexos da Casa Municipal da Cultura de Seia e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e à semelhança de anos anteriores, contará com um grande número de documentários a concurso, oriundos dos quatro cantos do mundo.

Este ano o Júri Internacional será presidido por Carlos Diegues, realizador brasileiro, de quem serão apresentados num ciclo de homenagem, os filmes: “O Maior Amor do Mundo”, “Tieta do Agreste”, “Veja esta Canção”, “Um Trem para as estrelas”, “Cinco vezes Favela”, entre outros.

Para o Júri estão igualmente confirmadas as presenças da actriz espanhola Uxia Blanco, do Director de Cinemas Digitais da Galiza Anxo Snatomil, da Secretária de Estado da Cultura de Goiás (Brasil) Linda Moreira e de Otelo Saraiva de Carvalho.

O programa do festival contemplará ainda, à semelhança de anos anteriores, vários ciclos de cinema e um conjunto de actividades paralelas, das quais se destacam uma Conferência sobre “Desenvolvimento Sustentável”, um Workshop – “Filmar o Ambiente”, exposições, um concerto com Rodrigo Leão na abertura do Festival e um concerto no encerramento com “Vivianne” (ex - Entre Aspas).

O Cine’Eco é membro fundador da Associação Europeia de Festivais de Cinema de Meio Ambiente e tem parcerias com vários festivais internacionais.

No ano de 2006 foi atribuído ao Festival o Prémio Nacional do Ambiente, pela Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente. Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine’Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições para Municípios, Escolas e Universidades, através de vários trabalhos de alunos, ou integrando painéis de debates.

Centenas de convidados, nacionais e estrangeiros, das mais diversas áreas do cinema, do ambiente, da arte, da ciência, da cultura e do saber têm passado por Seia ao longo das edições anteriores.

Entre outros, são ainda parceiros da edição deste ano do Cine'Eco a RTP, o ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, EDP e Império Seguros.

A Direcção do Festival

Mário Jorge Branquinho

Tlm. 96 486 25 21

www.cineeco.org

Recebido por e-mail

Sem comentários: