sexta-feira, 30 de novembro de 2007
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Ant Movie Catalog
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Pensamento do dia
Recebido por e-mail
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Filmes de um minuto, captados sempre com a câmara fixa
Naturalmente, o Homem-Orquestra, perdido em mata de Cantanhede, não podia faltar, desfolhando um realejo.Os elementos (e seus derivados) são aqui muito celebrados. Sol, mar, chuva, vento (com alguns cata de lata a tronitroar), trovoada, Lua, névoas, água em repuxo fruta-cores e em cascata, fogo em versões várias (verde-chama, verde-fumado, também em latidos e com assobios).
O desporto não foi esquecido. Se ainda não conhece o “Lançamento do Homem”, apareça em www.youtube.com/camarafixa, onde pode ficar também a conhecer o “Radical dos Pequenitos”.
Há espécies novas, como o cogumelo leva-porrada. Há noites-retro, postes a laser, suga-areia, até flores luminosas se arranjaram para sua extrema delícia (piu).
Se acha que já viu tudo neste mundo, incluindo o famoso porco a andar de bicicleta, é porque não conhece o nosso repuxo lunar, ou a fonte-lua, ou estilhaços de água às cores, ou a árvore da chuva, ou…
Geograficamente falando, encontrará minutos de Aveiro, Buarcos, Cabo Mondego, Ceira, Coimbra, Figueira da Foz, Gafanha da Nazaré, Havana, Varadero, Lousã, Luanda, Meda, Paris…
Enviado por Dinis Manuel Alves
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Coimbra recebe mostra de cinema em língua portuguesa
Esta primeira edição caracteriza-se por uma selecção de filmes criados sobretudo por jovens realizadores, que deixam uma marca de irreverência, com um olhar atento sobre o quotidiano.
Desde filmes de ficção, experimentais, animação até ao documentário, a MOSTRALÍNGUA terá a sua sessão de abertura às 20h com a projecção do documentário fora de competição “Ainda há Pastores?” de Jorge Pelicano (que também integra o júri do festival), decorrendo depois em 7 sessões competitivas ao longo da noite de sexta-feira, e durante a tarde e noite de Sábado (ver programa completo em www.eufaria.com).
Nesta programação bastante diversificada, poderá ver-se filmes como os documentários “EX” de Miguel Clara Vaconcelos que penetra no meio de um grupo de portugueses que se dedica a observar manifestações de vida inteligente provenientes do Espaço, Extraterrestres, OVNIS e outras manifestações não explicáveis que (supostamente) abundam no nosso território; ou ainda os filmes sobre a cena rock em Coimbra -“Rockumentário” de Sandra Castiço e “Os Filhos do Tédio” de Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes, filmes que dissecam bandas como os Bunnyranch e Tédio Boys (e respectivo meio envolvente).
Do Brasil chegam-nos filmes como “Saliva” de Esmir Filho e “Um Ramo” Juliana Rojas e Marco Dutra que se estrearam no Festival de Cannes em 2007, ou ainda o campeão de visionamentos no youtube “Tapa na Pantera” realizado por Esmir Filho, Rafael Gomes e Mariana Bastos, agora com a oportunidade de ser visionado num grande ecran.
Para descomprimir, o programa está salteado por curtíssimas divertidas como “Show da Fé” de António Contador, “Falar Dói” de Julia Teles ou ainda “Baby Love” de Miguel Estima.
Promete-se portanto dois dias de muito cinema, que se caracteriza pela frescura e boa disposição, a custo zero, pois a entrada é GRÁTIS.
Trailer dos filmes seleccionados
http://uk.youtube.com/watch?v=KqZ42nl2mnk
Spot do festival
http://uk.youtube.com/watch?v=PSUfN1uIyqc
http://www.youtube.com/mostralingua
Recebido por e-mail
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Rato cozinheiro contra a pirataria
Foi lançada no início desta semana uma nova campanha de sensibilização sobre as cópias ilegais. A iniciativa consiste num curto vídeo em que os personagens do filme de animação Ratatui dialogam sobre o problema da pirataria.
O “trailer” vai passar nas salas de cinema de todo o país, no período que antecede a exibição dos filmes, e nos canais televisivos da RTP e TV Cabo.
As entidades que promovem a campanha são a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), a Federação de Editores de Videogramas, a GDA – Direitos dos Artistas e a GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores.
A “inutilidade, desadequação e prejuízo para o próprio utilizador da cópia ilegal de filmes” são abordadas de modo “ligeiro”, disse ao PUBLICO.PT a inspectora-geral do IGAC Maria Paula Andrade. “A mensagem procura atingir uma população jovem, não deixando de lembrar a todos a ilegalidade em que incorrem quando executam uma cópia não autorizada de uma obra”, afirmou a responsável.
in Publico
Estou solidário com tudo o que sejam campanhas de luta contra a pirataria, muito embora não aprove algumas práticas menos claras da Sociedade Portuguesa de Autores. Mas isso são outros assuntos.
Voltemos ao que interessa: alguém me empresta uma cópia - de preferência original - do filme de animação «Ratatui»? Ainda não o vi e estou curioso para perceber que traço de personalidade fez com que um rato cozinheiro se tornasse num activista...
sábado, 10 de novembro de 2007
Análise de personalidade através do tipo de letra
Segundo os traços da minha escrita, eu sou assim:
A inclinação de sua letra mostra que você parece ser uma pessoa equilibrada, educada. Mas é um pouco “fria” com quem acaba de conhecer. A ligação de sua letra revela raciocínio lógico, dinamismo, método e uma tendência à rotinas. A direcção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas quotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam vigor físico e sexual que se reflectem na grande habilidade de expressão corporal. A forma de sua letra demonstra conservadorismo, formalidade e uma certa frieza em seus relacionamentos sociais. Tende a esconder sentimentos.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Site da CMS restruturado
É um passo rumo à inovação que já devia ter sido dado há muito tempo atrás... mas, como se diz e bem, mais vale tarde que nunca.
Apenas espero que a ferramenta seja bem aproveitada, nomeadamente pelo departamento de Comunicação e Imagem - que, sejamos honestos, tem andado muito parado nos últimos tempos.
“Chá com Bichos” abre tertúlias de fim de tarde na Quinta das Lágrimas (Coimbra)
A primeira sessão é a 8 de Novembro e vai decorrer sob a inspiração da poesia de Miguel Torga. Daí, a designação de “Chá com Bichos”, que conta com a presença e a intervenção da directora da casa Museu Miguel Torga, Cristina Robalo Cordeiro.
Estes encontros serão envolvidos pela ambiência das velhas tertúlias coimbrãs, razão que explica o espaço dado ao diálogo artístico e cultural, num clima da maior informalidade. A leitura de poemas de Torga, ditos por Aurelino Costa e o escritor na Canção de Coimbra, pelo “Grupo de Coimbra”, constituído por Ricardo Dias (guitarra), Pedro Lopes (viola) e João Farinha (voz) completam o programa da primeira sessão do “Chá com lágrimas”.
A 6 de Dezembro, novo encontro, à mesma hora e no mesmo local, desejavelmente sujeito a reserva prévia na recepção do Hotel dada a limitação de lugares. “O Natal ontem e hoje” é o tema da segunda sessão, para a qual está já confirmada a presença do tenor Giovani D´Amore, que interpretará temas alusivos à época natalícia, acompanhado ao piano por Stefano Nanni.
“Chá com Inês”, “Chá com Amor” e “Chá com Música” são os temas das sessões seguintes, numa iniciativa que conta com o apoio da Empresa Municipal de Turismo de Coimbra.
Recebido por e-mail