Foi lançada no início desta semana uma nova campanha de sensibilização sobre as cópias ilegais. A iniciativa consiste num curto vídeo em que os personagens do filme de animação Ratatui dialogam sobre o problema da pirataria.
O “trailer” vai passar nas salas de cinema de todo o país, no período que antecede a exibição dos filmes, e nos canais televisivos da RTP e TV Cabo.
As entidades que promovem a campanha são a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), a Federação de Editores de Videogramas, a GDA – Direitos dos Artistas e a GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores.
A “inutilidade, desadequação e prejuízo para o próprio utilizador da cópia ilegal de filmes” são abordadas de modo “ligeiro”, disse ao PUBLICO.PT a inspectora-geral do IGAC Maria Paula Andrade. “A mensagem procura atingir uma população jovem, não deixando de lembrar a todos a ilegalidade em que incorrem quando executam uma cópia não autorizada de uma obra”, afirmou a responsável.
in Publico
Estou solidário com tudo o que sejam campanhas de luta contra a pirataria, muito embora não aprove algumas práticas menos claras da Sociedade Portuguesa de Autores. Mas isso são outros assuntos.
Voltemos ao que interessa: alguém me empresta uma cópia - de preferência original - do filme de animação «Ratatui»? Ainda não o vi e estou curioso para perceber que traço de personalidade fez com que um rato cozinheiro se tornasse num activista...
Sem comentários:
Enviar um comentário