quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Coimbra recebe mostra de cinema em língua portuguesa


MOSTRALÍNGUA 2007 que terá a sua 1ª edição nos dias 23 e 24 de Novembro, no novo Museu da Água em Coimbra, será a montra do cinema feito no mundo lusófono, onde serão exibidos 29 filmes oriundos de Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Cabo-Verde.

Esta primeira edição caracteriza-se por uma selecção de filmes criados sobretudo por jovens realizadores, que deixam uma marca de irreverência, com um olhar atento sobre o quotidiano.

Desde filmes de ficção, experimentais, animação até ao documentário, a MOSTRALÍNGUA terá a sua sessão de abertura às 20h com a projecção do documentário fora de competição “Ainda há Pastores?” de Jorge Pelicano (que também integra o júri do festival), decorrendo depois em 7 sessões competitivas ao longo da noite de sexta-feira, e durante a tarde e noite de Sábado (ver programa completo em www.eufaria.com).

Nesta programação bastante diversificada, poderá ver-se filmes como os documentários “EX” de Miguel Clara Vaconcelos que penetra no meio de um grupo de portugueses que se dedica a observar manifestações de vida inteligente provenientes do Espaço, Extraterrestres, OVNIS e outras manifestações não explicáveis que (supostamente) abundam no nosso território; ou ainda os filmes sobre a cena rock em Coimbra -“Rockumentário” de Sandra Castiço e “Os Filhos do Tédio” de Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes, filmes que dissecam bandas como os Bunnyranch e Tédio Boys (e respectivo meio envolvente).

Do Brasil chegam-nos filmes como “Saliva” de Esmir Filho e “Um Ramo” Juliana Rojas e Marco Dutra que se estrearam no Festival de Cannes em 2007, ou ainda o campeão de visionamentos no youtube “Tapa na Pantera” realizado por Esmir Filho, Rafael Gomes e Mariana Bastos, agora com a oportunidade de ser visionado num grande ecran.

Para descomprimir, o programa está salteado por curtíssimas divertidas como “Show da Fé” de António Contador, “Falar Dói” de Julia Teles ou ainda “Baby Love” de Miguel Estima.

Promete-se portanto dois dias de muito cinema, que se caracteriza pela frescura e boa disposição, a custo zero, pois a entrada é GRÁTIS.

Trailer dos filmes seleccionados
http://uk.youtube.com/watch?v=KqZ42nl2mnk

Spot do festival
http://uk.youtube.com/watch?v=PSUfN1uIyqc

http://www.youtube.com/mostralingua


Recebido por e-mail

Sem comentários: