quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Uma boa e outra péssima
in Sol
A péssima notícia:
Dos 19 milhões de crianças que vivem no espaço europeu em risco de pobreza, Portugal é um dos países onde a situação é das piores. É a conclusão de um relatório da Comissão Europeia divulgado este domingo.
in TSF
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Jornal Público mata Ramos-Horta
Felizmente, alguém detectou o erro e corrigiu para: "Ramos-Horta foi atingido quando regressava a casa após uma corrida junto à praia".
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Frases fora do sítio (1)
"Vai Tudo Abaixo é sátira pura, exagero extremo, a exploração do grotesco, o choque, o non-sense."
- Alguns (?) portugueses dizem que:
Soluções informáticas
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Monopólio, Coca-Cola e Kosovo
Durante aquelas horas, ainda que no reino da fantasia, sentia-me um poderoso empresário do ramo imobiliário. Estava completamente viciado (o único vício que superava este era o da Coca-Cola).
Na altura não sabia explicar, mas a verdade é que ficava quase sempre com os melhores "bairros". Aliás, eram raras as vezes que não ganhava.
Só anos mais tarde é que vim a descobrir que os meus pais me facilitavam a vida (eufemismo para: os meus pais perdiam deliberadamente). A razão?! Talvez por sentirem pena, tamanha era a minha dedicação e falta de jeito.
Com o decorrer dos anos, constatei que as minhas capacidades de negociação e gestão na vida real eram semelhantes às do jogo. Só que na vida real os meus "adversários" não me deixam ganhar por simpatia. A vida é dura... e eu que o diga.
No entanto, aquilo que realmente interessa...
O jogo de tabuleiro "Monopoly" vai lançar uma edição mundial com as 22 grandes cidades do mundo. Mas a melhor parte é que toda a gente pode participar nesta eleição. As cidades mais votadas vão constar do tabuleiro da referida edição.
Para votar naquela que considera ser a melhor cidade do mundo, basta ir ao site e efectuar o registo.
Neste preciso momento Lisboa encontra-se em 44º lugar. Como já só faltam 12 dias para terminar a votação, convém despachar-se!
P.S. Imaginemos que a capital do recém-formado Estado do Kosovo (Pristina) era eleita para constar no tabuleiro. Para apimentar ainda mais as coisas, juntemos uma derrota da capital da Sérvia (Belgrado). A pergunta que se coloca é a seguinte: seria este um motivo suficiente para o reacendimento do conflito nos Balcãs?! E as culpas recairiam sobre os irmãos Parker?! Pronto, estava a ser mauzinho. Parabéns aos kosovares!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
The Simpsons vs. Family Guy ?
Vem isto a propósito de um video que descobri na Internet, onde um fã (presumo que seja de «The Simpsons») pretende provar que «Family Guy» não passa de um plágio da obra de Matt Groening. E porquê? Segundo o rapazola, há umas cenas semelhantes em ambas em séries. Como «The Simpsons» é um conceito mais antigo, concluiu o "óbvio": «Family Guy» é uma cópia de «The Simpsons». Uma ideia completamente errada. Se fôssemos por esse caminho, poderíamos dizer, com alguma ligeireza e desconhecimento, que o cinema actual é um pastiche de obras do passado. Será isso coerente? No que diz respeito a filmes de máfia, o facto de «Goodfellas» ter saído depois de «The Godfather» quer dizer que o primeiro é uma mera cópia do segundo? Acontece que ambos têm um lugar de destaque e, acima de tudo, independente, na história do cinema.
Penso que se pode afirmar, no que diz respeito a séries de animação para adultos, que há um antes e depois de «The Simpsons». Mas isso não significa que tudo o que saiu depois seja de menor qualidade.
Quanto a mim, «The Simpsons» e «Family Guy» abordam temas semelhantes, a saber: a crítica - inteligente - à sociedade ocidental e aos comportamentos do ser humano. Concordo que haja aqui uma semelhança. Já não se pode dizer o mesmo relativamente à forma como as histórias são contadas ou até as próprias animações.
Ah, e têm outra coisa em comum: são as melhores de sempre!
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Boas notícias para os cinéfilos portugueses
Alguns meses depois, parece que as nossas preces foram finalmente ouvidas: voltou-se a escrever sobre cinema em português. Cortesia da Take.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Túneis na Serra da Estrela
Recebi há dias a petição on-line "PELA TRAVESSIA, POR TÚNEL, DA SERRA DA ESTRELA". Li a petição e consultei os links indicados, especialmente o Relatório Ambiental, que tenho a certeza muitos de vós não leram, tendo mesmo assim assinado a petição. Se tivessem tido esse trabalho dar-se-iam conta que enquanto a dita petição afirma que "A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição" enquanto que o relatório ambiental realça claramente "o peso do cenário B (Túneis) que evidencia, como seria de esperar, o pior comportamento [em qualidade ambiental] e, inversamente, o cenário C que denota ser aquele que induz menores efeitos negativos, diferenciando-se dos outros, em particular, ao nível dos Recursos e Riscos". Sendo verdade que "no domínio das acessibilidades o cenário B apresenta melhor desempenho", o relatório diz ainda que neste domínio as questões de segurança se aplicam apenas ao cenário B. Ainda no Relatório Ambiental constata-se que " ... no que respeita a análise da Rentabilidade Económica, verificam-se os efeitos muito negativos do cenário B, associados inevitavelmente aos custos que envolve (cerca do dobro de qualquer um dos outros), enquanto os cenários A e C vêem a sua sustentabilidade financeira garantida."
Concluindo " ... torna-se evidente que o cenário B é muito extremado, apresentando desempenhos muito positivos mas também muito negativos em aspectos que são estruturantes e têm um peso estratégico na decisão (Ambiente e Rentabilidade Económica). Pelo contrário, os cenários A e C, traduzem um comportamento globalmente muito equilibrado e viável do ponto de vista financeiro, ainda que o último se destaque pontualmente ao nível da sua capacidade de dinamizar a economia regional e evidencie menores impactes nos recursos, factores que merecem relevo numa lógica de desenvolvimento sustentável."
Posto isto, peço a todos os interessados nesta matéria, que antes de assinarem qualquer petição ou formarem uma opinião sobre o assunto, se informem e leiam os pareceres técnicos, por forma a formarem um opinião devidamente fundamentada.
Autora: Raquel Gonçalves Mendes