quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Túneis na Serra da Estrela

Recebi há dias a petição on-line "PELA TRAVESSIA, POR TÚNEL, DA SERRA DA ESTRELA". Li a petição e consultei os links indicados, especialmente o Relatório Ambiental, que tenho a certeza muitos de vós não leram, tendo mesmo assim assinado a petição. Se tivessem tido esse trabalho dar-se-iam conta que enquanto a dita petição afirma que "A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição" enquanto que o relatório ambiental realça claramente "o peso do cenário B (Túneis) que evidencia, como seria de esperar, o pior comportamento [em qualidade ambiental] e, inversamente, o cenário C que denota ser aquele que induz menores efeitos negativos, diferenciando-se dos outros, em particular, ao nível dos Recursos e Riscos". Sendo verdade que "no domínio das acessibilidades o cenário B apresenta melhor desempenho", o relatório diz ainda que neste domínio as questões de segurança se aplicam apenas ao cenário B. Ainda no Relatório Ambiental constata-se que " ... no que respeita a análise da Rentabilidade Económica, verificam-se os efeitos muito negativos do cenário B, associados inevitavelmente aos custos que envolve (cerca do dobro de qualquer um dos outros), enquanto os cenários A e C vêem a sua sustentabilidade financeira garantida."
Concluindo " ... torna-se evidente que o cenário B é muito extremado, apresentando desempenhos muito positivos mas também muito negativos em aspectos que são estruturantes e têm um peso estratégico na decisão (Ambiente e Rentabilidade Económica). Pelo contrário, os cenários A e C, traduzem um comportamento globalmente muito equilibrado e viável do ponto de vista financeiro, ainda que o último se destaque pontualmente ao nível da sua capacidade de dinamizar a economia regional e evidencie menores impactes nos recursos, factores que merecem relevo numa lógica de desenvolvimento sustentável."
Posto isto, peço a todos os interessados nesta matéria, que antes de assinarem qualquer petição ou formarem uma opinião sobre o assunto, se informem e leiam os pareceres técnicos, por forma a formarem um opinião devidamente fundamentada.

Autora: Raquel Gonçalves Mendes

Recebido por e-mail

Sem comentários: