sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

The Simpsons vs. Family Guy ?

Não concordo com a "batalha" sugerida pelo título do post porque não considero sensato, nem justo, que se faça uma comparação. Estamos a falar de duas das melhores séries de animação para adultos de todos os tempos. Talvez seja por isso mesmo que haja uma tendência para as comparar.
Vem isto a propósito de um video que descobri na Internet, onde um fã (presumo que seja de «The Simpsons») pretende provar que «Family Guy» não passa de um plágio da obra de Matt Groening. E porquê? Segundo o rapazola, há umas cenas semelhantes em ambas em séries. Como «The Simpsons» é um conceito mais antigo, concluiu o "óbvio": «Family Guy» é uma cópia de «The Simpsons». Uma ideia completamente errada. Se fôssemos por esse caminho, poderíamos dizer, com alguma ligeireza e desconhecimento, que o cinema actual é um pastiche de obras do passado. Será isso coerente? No que diz respeito a filmes de máfia, o facto de «Goodfellas» ter saído depois de «The Godfather» quer dizer que o primeiro é uma mera cópia do segundo? Acontece que ambos têm um lugar de destaque e, acima de tudo, independente, na história do cinema.
Penso que se pode afirmar, no que diz respeito a séries de animação para adultos, que há um antes e depois de «The Simpsons». Mas isso não significa que tudo o que saiu depois seja de menor qualidade.
Quanto a mim, «The Simpsons» e «Family Guy» abordam temas semelhantes, a saber: a crítica - inteligente - à sociedade ocidental e aos comportamentos do ser humano. Concordo que haja aqui uma semelhança. Já não se pode dizer o mesmo relativamente à forma como as histórias são contadas ou até as próprias animações.
Ah, e têm outra coisa em comum: são as melhores de sempre!

Sem comentários: