quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Toda a gente tem direito a uns minutos de fama

Aproveite os seus, aqui.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Óscares 2008

A 80ª cerimónia de entrega dos Óscares começa daqui a umas horas (01h00). E como já é hábito, pode ser vista em directo na TVI.

Recursos da Web 2.0

Crie o seu próprio canal de televisão, aqui.

Uma boa e outra péssima

A boa notícia:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

World Press Photo 2008

Conheça as fotografias premiadas, aqui.

Jornal Público mata Ramos-Horta

Durante cerca de uma hora, a versão online do jornal Público divulgou esta legenda: "Ramos-Horta foi morto quando regressava a casa após uma corrida junto à praia".

Felizmente, alguém detectou o erro e corrigiu para: "
Ramos-Horta foi atingido quando regressava a casa após uma corrida junto à praia".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Frases fora do sítio (1)

- A Fnac diz que:

"Vai Tudo Abaixo é sátira pura, exagero extremo, a exploração do grotesco, o choque, o non-sense."

- Alguns (?) portugueses dizem que:

"O Governo de Sócrates é sátira pura, exagero extremo, a exploração do grotesco, o choque, o non-sense."

Soluções informáticas

Acha que os computadores são um bicho de sete cabeças? Costuma rezar e pedir a Deus para simplificar a informática? Pois bem, as suas preces foram finalmente ouvidas. De agora em diante, sempre que se sentir numa situação de aperto, carregue nesta tecla.

A renúncia de Fidel Castro...

... vista pelos partidos políticos portugueses.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Monopólio, Coca-Cola e Kosovo

Sou fã do "Monopólio" desde os tempos de criança. Recordo-me de passar serões inteiros com os meus pais a "coleccionar bairros" e "comprar hotéis". E, modéstia à parte, jogava bastante bem. Pelo menos era o que eu pensava.
Durante aquelas horas, ainda que no reino da fantasia, sentia-me um poderoso empresário do ramo imobiliário. Estava completamente viciado (o único vício que superava este era o da Coca-Cola).
Na altura não sabia explicar, mas a verdade é que ficava quase sempre com os melhores "bairros". Aliás, eram raras as vezes que não ganhava.
Só anos mais tarde é que vim a descobrir que os meus pais me facilitavam a vida (eufemismo para: os meus pais perdiam deliberadamente). A razão?! Talvez por sentirem pena, tamanha era a minha dedicação e falta de jeito.
Com o decorrer dos anos, constatei que as minhas capacidades de negociação e gestão na vida real eram semelhantes às do jogo. Só que na vida real os meus "adversários" não me deixam ganhar por simpatia. A vida é dura... e eu que o diga.

No entanto, aquilo que realmente interessa...

O jogo de tabuleiro "Monopoly" vai lançar uma edição mundial com as 22 grandes cidades do mundo. Mas a melhor parte é que toda a gente pode participar nesta eleição. As cidades mais votadas vão constar do tabuleiro da referida edição.
Para votar naquela que considera ser a melhor cidade do mundo, basta ir ao site e efectuar o registo.
Neste preciso momento Lisboa encontra-se em 44º lugar. Como já só faltam 12 dias para terminar a votação, convém despachar-se!

P.S. Imaginemos que a capital do recém-formado Estado do Kosovo (Pristina) era eleita para constar no tabuleiro. Para apimentar ainda mais as coisas, juntemos uma derrota da capital da Sérvia (Belgrado). A pergunta que se coloca é a seguinte: seria este um motivo suficiente para o reacendimento do conflito nos Balcãs?! E as culpas recairiam sobre os irmãos Parker?! Pronto, estava a ser mauzinho. Parabéns aos kosovares!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

The Simpsons vs. Family Guy ?

Não concordo com a "batalha" sugerida pelo título do post porque não considero sensato, nem justo, que se faça uma comparação. Estamos a falar de duas das melhores séries de animação para adultos de todos os tempos. Talvez seja por isso mesmo que haja uma tendência para as comparar.
Vem isto a propósito de um video que descobri na Internet, onde um fã (presumo que seja de «The Simpsons») pretende provar que «Family Guy» não passa de um plágio da obra de Matt Groening. E porquê? Segundo o rapazola, há umas cenas semelhantes em ambas em séries. Como «The Simpsons» é um conceito mais antigo, concluiu o "óbvio": «Family Guy» é uma cópia de «The Simpsons». Uma ideia completamente errada. Se fôssemos por esse caminho, poderíamos dizer, com alguma ligeireza e desconhecimento, que o cinema actual é um pastiche de obras do passado. Será isso coerente? No que diz respeito a filmes de máfia, o facto de «Goodfellas» ter saído depois de «The Godfather» quer dizer que o primeiro é uma mera cópia do segundo? Acontece que ambos têm um lugar de destaque e, acima de tudo, independente, na história do cinema.
Penso que se pode afirmar, no que diz respeito a séries de animação para adultos, que há um antes e depois de «The Simpsons». Mas isso não significa que tudo o que saiu depois seja de menor qualidade.
Quanto a mim, «The Simpsons» e «Family Guy» abordam temas semelhantes, a saber: a crítica - inteligente - à sociedade ocidental e aos comportamentos do ser humano. Concordo que haja aqui uma semelhança. Já não se pode dizer o mesmo relativamente à forma como as histórias são contadas ou até as próprias animações.
Ah, e têm outra coisa em comum: são as melhores de sempre!

4º Festival Internacional de Jazz & Blues de Seia

(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Hoje e todos os outros dias

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Boas notícias para os cinéfilos portugueses

Com o desaparecimento da Premiere - cujo último número saiu em Outubro de 2007 - surgiu um vazio no panorama nacional das publicações dedicadas unicamente ao cinema.
Alguns meses depois, parece que as nossas preces foram finalmente ouvidas: voltou-se a escrever sobre cinema em português. Cortesia da Take.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Países@

Aumente os seus conhecimentos de geografia, aqui.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Túneis na Serra da Estrela

Recebi há dias a petição on-line "PELA TRAVESSIA, POR TÚNEL, DA SERRA DA ESTRELA". Li a petição e consultei os links indicados, especialmente o Relatório Ambiental, que tenho a certeza muitos de vós não leram, tendo mesmo assim assinado a petição. Se tivessem tido esse trabalho dar-se-iam conta que enquanto a dita petição afirma que "A solução dos túneis, considerada no Cenário B, é a que melhor satisfaz as populações na transposição da Serra da Estrela no que se traduza em rapidez, conforto, segurança, e consequentes níveis de poupança de combustível, libertação de CO2 e poluição" enquanto que o relatório ambiental realça claramente "o peso do cenário B (Túneis) que evidencia, como seria de esperar, o pior comportamento [em qualidade ambiental] e, inversamente, o cenário C que denota ser aquele que induz menores efeitos negativos, diferenciando-se dos outros, em particular, ao nível dos Recursos e Riscos". Sendo verdade que "no domínio das acessibilidades o cenário B apresenta melhor desempenho", o relatório diz ainda que neste domínio as questões de segurança se aplicam apenas ao cenário B. Ainda no Relatório Ambiental constata-se que " ... no que respeita a análise da Rentabilidade Económica, verificam-se os efeitos muito negativos do cenário B, associados inevitavelmente aos custos que envolve (cerca do dobro de qualquer um dos outros), enquanto os cenários A e C vêem a sua sustentabilidade financeira garantida."
Concluindo " ... torna-se evidente que o cenário B é muito extremado, apresentando desempenhos muito positivos mas também muito negativos em aspectos que são estruturantes e têm um peso estratégico na decisão (Ambiente e Rentabilidade Económica). Pelo contrário, os cenários A e C, traduzem um comportamento globalmente muito equilibrado e viável do ponto de vista financeiro, ainda que o último se destaque pontualmente ao nível da sua capacidade de dinamizar a economia regional e evidencie menores impactes nos recursos, factores que merecem relevo numa lógica de desenvolvimento sustentável."
Posto isto, peço a todos os interessados nesta matéria, que antes de assinarem qualquer petição ou formarem uma opinião sobre o assunto, se informem e leiam os pareceres técnicos, por forma a formarem um opinião devidamente fundamentada.

Autora: Raquel Gonçalves Mendes

Recebido por e-mail

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Publicidade

Campanha publicitária feita para o canal de televisão norte-americano HBO a promover a série «Os Sopranos». Como se pode perceber pelas duas imagens, os alvos foram os táxis nova-iorquinos.


Para mais campanhas publicitárias originais, clicar aqui.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Procura emprego em Angola?

Saiba como se candidatar, aqui.