sábado, 29 de novembro de 2008

Já neva em Seia

Não consegui tirar fotografias. Fica apenas o registo.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Magnífico material inútil (2) - "Olha, que plano é este, meu?"



Que é feito deste senhor? Ainda é jornalista?

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novo episódio da novela SLN/BPN

O BPN ocultou 129,5 milhões de euros da venda da empresa brasileira ERGI, em 2006, através de uma sociedade offshore controlada pelo grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), apurou a Lusa com base nos registos oficiais.

In Sol

Magnífico material inútil (1) - "O país está doido"

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estado em que se encontra o autor deste blogue (26) - A preparar-se para assistir a...

Não está a ver quem é o Jeff Dunham? Deixe-me dar uma ajuda:



Sim, é o senhor que criou o hilariante boneco conhecido por Achmed The Dead Terrorist. Um verdadeiro génio do ventriloquismo e da stand-up comedy.
Informe-se, veja e, se puder, compre um DVD (aqui, por exemplo). Vale a pena.

sábado, 22 de novembro de 2008

Depois do Magalhães

Recebido por e-mail

Vote, meu caro, vote!

De agora em diante o leitor desta chafarica vai poder votar em cada post. Caso o texto seja do seu agrado, dê cinco estrelas (sem medo!), se for assim-assim, três estrelas... e por aí adiante. Quanto à grande maioria dos conteúdos, seja honesto e expresse o seu descontentamento clicando numa única estrela.
Esta é apenas mais uma funcionalidade que vem reforçar o interesse da gerência em inundar este espaço com mariquices futuristas e interactivas.
Obrigado pela sua preferência.
O gerente

Bravo que não usa cuecas brancas

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SLN, BPN ou Banco de Portugal. De quem é a culpa?

Acabei agora mesmo de assistir à entrevista que a Judite de Sousa fez a Dias Loureiro. Alguns minutos depois de se saber publicamente que foi decretada prisão preventiva a José Oliveira e Costa, chegou o momento do antigo ministro de Cavaco Silva vir sacudir a água do capote.
Como não podia deixar de ser, Dias Loureiro veio defender - em horário nobre - a sua inocência. Afirmou por diversas vezes que nunca compactuou com actos ilícitos e explicou quais eram as suas competências na SLN. Nunca teve nada a ver com o banco BPN, disse. Curioso, não?
Não posso, nem devo fazer acusações sobre factos que desconheço. Falarei exclusivamente de realidades que foram referidas no decorrer da entrevista - e que são no mínimo insólitas. Senão, vejamos: em 2001, Dias Loureiro fartou-se de ouvir rumores relativos à falta de liquidez do banco e tomou a iniciativa de ir ao Banco de Portugal, em nome particular, para falar com um supervisor. Chegou a casa mais descansado porque o tal responsável confortou-o ao dizer que não havia causa para alarme. Convém referir que esta preocupação resultou no facto de ter as suas economias depositadas naquele banco. Não o fez por ser um administrador cauteloso.
Já em 2002, quando foi incumbido de assinar as contas do banco (aqui já tratava de assuntos ligados ao BPN. Soa a contradição?), Dias Loureiro (licenciado em Direito) aconselhou-se com pessoas que considerava serem honestas e responsáveis que lhe disseram que estava tudo em ordem. Ou seja, assinou documentos sem perceber patavina do que estava a fazer.
Resumindo: ou Dias Loureiro está a mentir, ou então acabou de assumir-se como um fantoche que saiu da política para se meter em negócios que ultrapassavam em muito os seus conhecimentos académicos e políticos.
No meio disto tudo foi ainda dito que na SLN não se faziam reuniões. Os administradores tratavam de cada assunto apenas com a pessoa a ele ligado. Nada de concentrações desnecessárias de massa cinzenta.
Vamos ver quem é o próximo a vir descartar-se de responsabilidades.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Hoje, às 21:30h: Continuação da exibição de filmes a concurso no Cine Eco 2008 da autoria de realizadores do concelho de Seia (entrada gratuita)

“Centenário da Banda de Torroselo”

Realização: Luís António Rodrigues Brás da Silva (Portugal, 2008); Argumento: Luís Silva;
Fotografia: Luís Silva; Música: Banda Torroselense Estrela D’Alva; Montagem: Luís Silva;
Som: Banda Torroselense Estrela D’Alva; Produção: Luís Silva; Intérpretes: Banda Torroselense
Estrela D’Alva
Duração: 13’
Contacto: Av. Luís Vaz de Camões, Edifício Jardim III, 2º Esq, 6270-484 Seia; luís.silva.75@gmail.com
Sinopse > Este ano de comemoração do centenário da Banda Filarmónica Estrela D’Alva com sede na freguesia de Torreselo, Concelho de Seia, decidi fazer este pequeno documentário em jeito de homenagem a esta forma de manifestação de cultura popular que são as bandas filarmónicas que à medida que os anos passam vão sentindo cada vez mais dificuldades em captar mais jovens que contribuam para a sobrevivência destes agrupamentos, o que as coloca em risco de continuidade no tempo. Esta banda, este ano de 2008 comemorou 100 anos de vida e a questão que se coloca é; “quantos anos mais vai existir?”.

"Na diáspora, os lusos na Argentina"

Realização: Fernando Carlos Moura (Portugal, Argentina, 2008); Argumento: Fernando Carlos
Moura; Fotografia (cor): Fernando Carlos Moura, Júlio Bertolotti; Montagem: Fernando Carlos Moura; Som: Fernando Carlos Moura, Ricardo Soares; Produção: Fernando Carlos Moura; Duração: 59’ 50”
Contacto: Rua de São Macário 772, 1 Frente Lazarim 2825-159 Charneca da Caparica, Portugal;
fermoura@hotmail.com
Sinopse > Mostrar como vivem os portugueses na Argentina (48,4% naturais do Distrito da Guarda, 37% nascidos no Concelho de Seia), o isolamento a sobrevivência da última geração enquanto comunidade particular, num país em que a imigração desta zona parou na década de 1970. Retratar a SAUDADE, DIÁSPORA E O RETORNO.

Espero que seja apenas o início

Última hora: José Oliveira e Costa, antigo administrador do BPN, foi hoje constituído arguido, após o Ministério Público (MP), a Inspecção Tributária e a Guarda Fiscal terem realizado uma série de buscas a várias das suas residências, soube o SOL.

In Sol

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estado em que se encontra o autor deste blogue (25) - Já andava com saudades de ouvir este senhor



Artista: George Thorogood
Música: Bad To The Bone
Ano: 1982

Fim da votação

Os resultados serão agora entregues a quem de direito. Mais tarde prometo dar a conhecer todos os detalhes deste projecto em que estou directamente envolvido.
Obrigado pela vossa participação.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A sondagem ainda não terminou...

... mas já posso agradecer a vossa participação.

sábado, 15 de novembro de 2008

Caminhada de Outono do Clube de Montanhismo de Seia

clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Visite a Roma Antiga... no Google Earth

Um novo aplicativo do Google Earth permite uma viagem no tempo, ao ano de 320 d. C., pela Roma Antiga. Através desta ferramenta o utilizador pode visualizar 6.700 edifícios. O Tabularium e o Templo Vesta são alguns casos onde é possível visualizar detalhes interiores.

In Jornal de Notícias

Dica do leitor Luís Monte

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Há coisas fantásticas, não há? (nº 2365342)


Os clientes da ZON TV Cabo vão poder assistir gratuitamente aos quatro canais TV Cine durante um ano. Agora sim, posso dizer que há vantagens em estar ON.

Estado em que se encontra o autor deste blogue (24) - Combinado. Em 2009, entre Abril e Maio

Tropic Thunder

De vez em quando Hollywood lembra-se de fazer uma auto-paródia, sendo Tropic Thunder um bom exemplo - uma sátira ao ambiente selvagem, frio e plástico da fábrica de fazer sonhos da América. Mas não se fica por aqui, pois é também uma clara homenagem a clássicos do cinema de guerra.

Continue a ler aqui.

Nota: o filme vai ser exibido no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, pelas 21:30h.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sondagem

Por favor, respondam à pergunta que se encontra no canto superior direito do blog. A vossa opinião é fundamental para que o projecto avance.
No caso de dúvidas, enviar um e-mail para blogdosbravos@gmail.com.
Muito obrigado.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Balneário do Sporting depois do jogo de ontem

domingo, 9 de novembro de 2008

Estado em que se encontra o autor deste blogue (23) - Neste Domingo chuvoso não fui à missa



Música: Church on Sunday
Artista: Green Day
Ano: 2000

Memórias cinéfilas


Filme: Four Rooms
Realizadores: Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino
Ano: 1995

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

País de memória curta

É horrível - para não dizer outra coisa - o que se passou no funeral do Badaró e, mais recentemente, da Milú. Além dos familiares mais próximos e uma ou outra cara conhecida, não havia mais ninguém. Onde estavam as figuras públicas e os ilustres desconhecidos? Estamos a falar de dois nomes grandes do espectáculo que fazem (?) parte da memória colectiva dos portugueses, pelo menos daqueles que têm hoje entre 40 a 50 anos.
Não sou do tempo de nenhum deles (nasci em 1982), mas tive o privilégio de ser educado segundo o lema que se deve conhecer o passado para compreender o presente. E esse conceito sempre me acompanhou. Lembro-me perfeitamente quando o meu pai comprou uma colecção de clássicos do cinema português (ainda em formato VHS) e de sentir uma empatia inexplicável com actores como António Silva (quanto a mim, o melhor actor cómico português de todos os tempos), Vasco Santana, Milú, Ribeirinho, etc. Por lhes reconhecer valor e génio, ainda hoje os vejo como figuras marcantes que merecem que tudo seja feito para serem lembradas.
Voltando ao assunto principal, admito que fico triste ao constatar a facilidade com que se esquece o passado. Vivemos num país com memória curta.

Para os mais novos, deixo aqui um sketch (audio) da autoria de outro grande nome do espectáculo - Raúl Solnado - que toda a gente devia conhecer. Meninos e meninas, apresento-vos a «A Guerra de 1908»:


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dia triste

Milú (1926-2008)




Excerto do filme «O Costa do Castelo» (1943)

Michael Crichton (1942-2008)


Para quem não saiba, este senhor, vítima de morte prematura, foi o responsável por algumas das obras mais marcantes da cultura popular dos anos 90, como é o caso de «Jurassic Park» (livro) e «E.R.» (produção e argumento).

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Por uma política externa mais saudável

Plastica no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia em Janeiro

Os Plastica iniciam uma tour por auditórios em Portugal no dia 1 de Novembro, incluindo Seia, a 22 de Janeiro, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.
É o regresso dos Plastica aos palcos portugueses. Esta tour servirá para a banda apresentar alguns dos temas no seu novo disco “Lovers”, que será editado em Portugal no início de 2009.
Para além dos novos temas, a banda de Miguel Fonseca apresenta ainda novos arranjos no seu reportório e um novo conceito de espectáculo que contará com imagens desenvolvidas pela conceituada produtora Droid-ID.
A acompanhar os Plastica nesta tour estará ainda o teclista Nuno Belo que será responsável, pelo piano, Rhodes e Hammond.

www.myspace.com/plasticamusic.

Link para ver o novo vídeo dos Plastica - http://br.youtube.com/watch?v=ER5TsurQKaA

Recebido por e-mail

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

À procura de bandas que fizeram furor no passado, mas que por um ou outro motivo caíram no esquecimento (2)



Kris Kross - Jump

Momento filosófico

"I dare do all that may become a man; Who dares do more is none."

Macbeth

Depois disto, só tenho uma coisa a acrescentar: ide ver se eu estou online!

sábado, 1 de novembro de 2008

"Vai ver se eu estou online"

A famosa fase de remate de conversa "vai ver se está a chover" foi actualizada para os padrões do século XXI. Tipo/a que é cool diz: "vai ver se eu estou online". A origem da expressão? A resposta é óbvia, meus caros - Morangos com Açúcar, Geração Rebelde.
Já várias pessoas me tinham alertado para esta coisa do "vai ser se eu estou online" (onde se inclui o meu parceiro de ténis), mas sempre pensei que fosse uma moda passageira. Estava completamente enganado. Comecei a assistir religiosamente a todos os episódios da famosa telenovela juvenil e rendi-me às evidências. Quem terá sido o guionista que se lembrou desta? Um tipo cheio de pinta ou um nerd caixa-de-óculos? Estou a imaginar a miudagem nos liceus a dizer para os colegas mais provocadores e inoportunos: "oh João Maria, vai ver se eu estou online...".
Para terminar, uma vénia ao autor do «Um Blog Sobre Kleist» que nos presenteou com mais um dos seus acutilantes textos acerca dos Morangos Com Açúcar.

P.S. Tenho de pedir desculpa ao meu parceiro de ténis por não lhe ter dado a devida atenção quando tentou alertar-me para esta nova expressão. Na altura estava mais preocupado em melhorar o meu jogo de pés. Shame on me...

Led Zeppelin de volta aos palcos