terça-feira, 30 de setembro de 2008
Uma questão de geografia - Portugal fica situado na zona mais violenta do faroeste (COM SOM)
O presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da PJ admitiu esta terça-feira que, em Portugal, não existe nenhum lugar que possa estar a salvo dos ladrões.
Em declarações à TSF, Carlos Anjos comentou, assim, o assalto ao edifício da Direcção Central da PJ de Combate ao Banditismo.
Esta direcção da PJ, que tem como missão combater a criminalidade violenta, foi assaltada na madrugada de sábado por um indivíduo que escalou o edifício.
Carlos Anjos afirmou que este caso «surpreendeu toda a gente», sublinhando que «não é normal que ocorram furtos dentro de instalações policiais».
«Isto quer dizer que não há nenhum local, em Portugal, que esteja a salvo de uma potencial ocorrência destas», acrescentou.
O responsável lembrou ainda que a ASFIC tem vindo a alertar a Direcção Nacional e o Governo para as «péssimas condições» em que funcionam as polícias.
Carlos Anjos considerou também que tem havido pouca vontade política, defendendo que passam os governos, mudam as maiorias partidárias, mas as condições de segurança mantêm-se.
A Associação Sindical dos Seguranças da Polícia Judiciária (ASS/PJ) também já fez saber que exige que sejam «apuradas responsabilidades» relativamente ao assalto de sábado ao edifício da Direcção Central de Combate ao Banditismo, prometendo assumir uma posição depois dos resultados das averiguações internas.
in TSF
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Estado em que se encontra o autor deste blogue (19) - A aguardar impacientemente pela estreia desta pérola no Cine-Teatro de Seia
Filme: Tropic Thunder
Realizador: Ben Stiller
Ano: 2008
domingo, 28 de setembro de 2008
Adeus Paul Newman (actualização)
Ecos em português:
- A despedida de Lauro António.
- Breve retrospectiva, pelo crítico de cinema João Lopes.
- O adeus, por Nuno Markl.
P.S. Não deixa de ser irónico e até arrepiante ter-me lembrado, há dias, de Paul Newman. A breve memória surgiu precisamente enquanto jogava um simulador de corridas de carros. Para quem não saiba, o actor, cujo nome ficará para sempre associado à História do Cinema, era também um fervoroso adepto e praticante do desporto automóvel, chegando mesmo a alcançar algumas vitórias em circuitos nacionais e internacionais.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Concerto da Orquestra Filarmónica das Beiras amanhã no Cine-Teatro de Seia
CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA
Intervenientes: Orquestra Filarmónica das Beiras; Bruno Monteiro (violino); Gonçalo Pescada (acordeão) e António Sérgio Ferreira, (direcção)
Bilhetes
Normal: 2,5 € | Com Cartão Municipal: 1,25 €
Programa:
Antonio VIVALDI – As Quatro Estações
Concerto Nº 1, “A Primavera”, RV 269, em Mi Maior
I – Allegro; II – Largo; III - Allegro
Concerto Nº 2, “O Verão”, RV 315, em Sol menor
I – Allegro non molto; II – Adagio – Presto; III - Presto
Concerto Nº 3, “O Outono”, RV 293, em Fá Maior
I – Allegro; II – Adagio – Presto; III - Allegro
Concerto Nº 4, “O Inverno”, RV 297, em Fá menor
I – Allegro; II – Adagio – Presto; III - Allegro
Astor PIAZZOLLA – Quatro Estações Portenhas
Classificação etária: maiores de 6 anos
Recebido por e-mail
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Eduardo Brito não se vai recandidatar ao cargo de Presidente da Câmara de Seia
Com efeito, o actual edil socialista acaba de anunciar no decurso de uma recepção aos professores do ensino público do 1º ciclo e jardins-de-infância, com a qual pretendeu assinalar simbolicamente o regresso às aulas – numa cerimónia que se iniciou pelas 18h00, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – que no final de 2009 já não será, definitivamente, ele o Presidente da autarquia.
Respondendo à pergunta de um professor que o questionou sobre se iria recandidatar-se a um novo mandato, Eduardo Brito disse: «Tenho o maior gosto em lhe responder a isso, sendo certo que está ali um jornalista e o jornal dele já só sai [no final do mês]. Posso dizer aqui a vós, por quem tenho imensa estima e consideração, que não serei o Presidente da Câmara em 2009».
«Se não me fizessem essa pergunta eu não diria nada, mas já que me perguntaram e como é muita a minha consideração pela Escola, não tenho nenhum problema em primeira mão e em público – vou fazer isso no domingo – mas não serei mais candidato à Câmara a partir do final do ano de 2009», disse o autarca, adiantando que «isto tem um tempo para se fazer e, portanto, eu cumpri a minha obrigação o melhor que sabia e podia». «É um serviço e um contributo que nós damos e que tem um ciclo e um tempo para ser feito, com entusiasmo, com força, com vontade. E a nossa vida é feita de mudança permanentemente», salientando ainda que o seu ciclo enquanto Presidente da Câmara «esgota-se em Dezembro – já me disseram que não é em Outubro, ainda há uma certa dúvida, é a vida, não há nada a fazer, paciência».
Disse também que está «tranquilo» sobre o que vai acontecer, e que como lhe fizeram a pergunta mentiria se dissesse o contrário sobre uma decisão «que já está pensada há muito tempo», finalizou.
Como o PE tem vindo a referir, esperava-se que apenas na tarde do próximo domingo, dia 28, e no âmbito de um convívio que o PS senense promoverá em Santa Marinha, Eduardo Brito esclarecesse se seria ou não candidato. Contudo, o próprio terá resolvido “antecipar” o anúncio público, numa notícia que certamente dissipa todas as dúvidas que vinham sendo lançadas sobre esta questão.
in Porta da Estrela
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
sábado, 20 de setembro de 2008
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Filmes, BD e eu. Ontem, hoje e amanhã.
Hoje vou tentar arranjar um tempo livre para visionar o «The Incredible Hulk». Espero que seja, no mínimo, uma surpresa agradável. Digo isto porque o papel de Bruce Banner é agora interpretado por Edward Norton. Se a escolha recaísse novamente para aquele erro de casting de seu nome Eric Bana, simplesmente recusava-me a vê-lo.
Não posso falar com total conhecimento de causa porque me escaparam o «The Dark Knight» e «Hellboy 2». Mas uma coisa é certa: as adaptações para o cinema de bandas desenhadas e graphic novels (o «300» é um óptimo exemplo) estão a ficar cada vez melhores. Afinal, ainda há uma réstea de esperança no que diz respeito a filmes comerciais vindos de Hollywood.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Estado em que se encontra o autor deste blogue (19) - A descobrir novas sonoridades
Tesourinhos deprimentes
Como se não bastasse ter um encontro de 3º grau com aquele eu envergonhado, com menos dois anos e a vestir uma camisola que interfere abrutalhadamente com a imagem, fiquei também a saber que o vídeo está partilhado num determinado site chamado Youtube. Escusado será dizer que um terrível sentimento de vergonha se abateu sobre mim.
Segue agora a única referência decente no meio disto tudo: a aluna que conduziu a entrevista chama-se Cátia Simões.
domingo, 14 de setembro de 2008
Estado em que se encontra o autor deste blogue (18) - Fascinado com o filme Into The Wild
Artista: Eddie Vedder
Música: Guaranteed (Into The Wild Soundtrack)
Ano: 2007
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Hoje há teatro em Seia
Dia 12 Setembro | 21:45 Horas - “Catavento”, pelo Teatro das Beiras
Entre a mitologia e a ciência "Catavento" relata de uma forma popular e enérgica, brejeira até, o conflito entre o velho e o novo, o tradicional e o inovador, o antigo e o moderno, com toda a força de um choque frontal. À primeira vista, nada sugere ao Engenheiro, que esta pequena mulher, enrugada e de maneiras mansas, representa o maior obstáculo do que qualquer um dos serranos, que lhe venderam, doaram, alugaram pedaços de montanha, rochosas e inférteis, para a implantação da mais alta das tecnologias, para a vitória rompante da energia eólica. Mas engana-se… O que se segue é uma batalha titânica. Desde David e Golias que não se via um confronto desta envergadura. Toda a temerosa força do poder multinacional, contra a frágil individualidade de uma só mulher em fim de vida… E acabada a história, o que fica para a posteridade? Só o tempo e o vento nos saberão dizer. E estes, ao contrário de muita gente, sabem muito bem guardar segredo…Ficha Técnica:
Encenação: Graeme Pulleyn; Cenografia: Kevin Plumb; Figurinos: Helen Ainsworth
Interpretação: Fernando Landeira, Paulo Miranda, Sónia Botelho e Teresa Baguinho
Recebido por e-mail
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
... e de repente lembrei-me daquele ditado popular
in Expresso online
É caso para dizer: tenha cuidado com o que deseja.
Um dia na vida de Rui Costa
Recebido por e-mail
Seia volta a ter uma discoteca
Desejo de muito sucesso.